A TAC pode ser usada para estudar ou revelar a presença de massas anormais suspeitas de serem tumores cancerosos. Pode revelar o tamanho e a forma do tumor, a sua localização precisa no corpo e se é de consistência sólida ou oco. Por vezes, uma TAC pode revelar a diferença entre um tumor não canceroso e um tumor canceroso, embora muitas vezes seja necessária a realização de uma biópsia ou de outros exames para efectuar o diagnóstico final. Numa biópsia, um pequeno fragmento de tecido é removido para ser examinado num laboratório. Durante uma biópsia dirigida por TAC, o médico irá usar a TAC como orientação, à medida que insere a agulha na localização correcta, de forma a remover uma amostra do tumor.

 

Além de detectar o cancro, a tomografia computorizada têm muitas outras utilizações. Pode revelar a presença de abcessos e de outras infecções, de acidentes vasculares cerebrais, de traumatismos crânio-encefálicos e de hemorragias intracranianas, bem como de muitas outras doenças médicas.

 

Nos doentes obesos, a TAC pode constituir um instrumento diagnóstico mais útil do que a ecografia, uma vez que a presença de grande quantidade de gordura corporal pode interferir com as ondas de ultra-sons da ecografia, produzindo imagens de má qualidade.

TAC

A tomografia computorizada, também denominada tomografia axial computorizada (TAC), é um exame que utiliza raios X e um computador para produzir imagens transversais do corpo. Uma série de imagens radiológicas, correspondendo cada uma delas a um corte fino, são associadas num computador para formar uma imagem tridimensional do interior do corpo. Se uma radiografia é como olhar para uma fotografia de um coração, uma TAC é como visualizar um modelo que uma pessoa pode agarrar e examinar de qualquer ângulo

A tomografia computorizada geralmente não requer qualquer preparação especial. A pessoa deve remover as jóias na área que vai ser estudada. Se o doente for mulher e existir a possibilidade de estar grávida, deve comunicá-lo ao médico antes de realizar o exame.

 

O doente pode necessitar de ingerir um líquido com uma substância de contraste para evidenciar os órgãos ou os vasos sanguíneos na TAC. Por vezes, esta substância de contraste é injectada por via endovenosa. O doente deve comunicar ao médico se alguma vez teve uma reacção alérgica a este tipo de comtraste ou se for alérgico a alguns medicamentos. Se o doente tomar um medicamento para a diabetes denominado metformina deve perguntar ao médico se é necessário deixar de o tomar nas 48 horas que antecedem o exame, uma vez que este fármaco pode interagir com a substância de contraste.

 

Como é realizada?

O doente deita-se numa marquesa especial do aparelho que, em seguida, vai rodar 360º à sua volta. A marquesa pode igualmente mover-se.

PELO PACIENTE, TUDO.

RAPIDEZ E PONTUALIDADE

Todos os nossos exames são realizados com a máxima pontualidade

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Os nossos pacientes são atendidos de forma totalmente personalizada e com a máxima dedicação

2015  S24GROUP - Todos os direitos reservados

PROFISSIONALISMO

Contamos com os profissionais melhor treinados, tanto em termos técnicos como humanos